4 novelos de Florença 100g na cor 704;
Ag. para tricô Círculo nº 7;
Ag. para tricô circular nº 7;
Ag. para tricô circular nº 6;
Ag. para tapeçaria
Pontos utilizados
Ponto meia: direito em m., avesso em t..
Ponto fantasia: seguir gráfico 1
Barra dupla: montar metade dos pontos desejados mais um p. (para obter 100 p., monte 51 p). usando a técnica de montagem simples de pontos.
Tricote uma carr. em meia e uma carr. em tricô. Com o auxilio de uma agulha circular (uma agulha de menor bitola é mais indicada), levante os pontos da montagem pegando com a ag. circular todas as alças resultantes na montagem. Segure as agulhas juntas, avesso do trabalho voltado para dentro, e, tricote uma carr em meia, pegando um p. de cada agulha alternadamente
Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. meia nas ag. nº 7 = 12 p. x 16 carr.
Costas – Monte 48 p. nas ag. nº 7 e tricote em ponto meia ate o fim da peça. Para acinturar, na 10 ª carr. dim. 1 p. de cada lado. A 10 cm do inicio do trabalho, aum., de cada lado 1 p. e mais 1 p. de cada lado a cada 6 carr. (4 v.) (56 p. após aumentos). A 30 cm do inicio do trabalho, forme a cava, diminuindo, de cada lado, a cada carr. 2p. (1 v) e 1 p. (2 v) (48 p.). A 20 cm do inicio da cava, trabalhe o decote e a inclinação dos ombros ao mesmo tempo: rem a cada lado, em cada carr 4 p (3 v) para a inclinação dos ombros e, ao mesmo tempo, rem. os 19 p. centrais e, trabalhando cada lado separadamente, mais 5 p. (1 v) e 1 p. (1 v) para o decote.
Frente – Trabalhe como as costas até a altura de formação da cavas. Siga o gráfico 1 para a formação do ponto fantasia da pala e formação da inclinação dos ombros e decote central.
A 14 cm do inicio da cava, trabalhe o decote rem. os 9 p. centrais e trabalhando cada lado separadamente, rem. de cada lado a cada 2 carr., 3 p. (1 v), 2 p. (1 v), 1 p. (1 v). Tricote mais 3 carr. e trabalhe a inclinação dos ombros rematando, em cada uma das margens, a cada 2 carr 4 p (2 v) e 5 p. (1 v).
Mangas – Monte 18 p. nas ag. nº 7 e faça a barra dupla de 2 carr. (34 p. após a conclusão da bainha). Trabalhe as próximas carr. da seguinte forma: 1ª carr. (avesso do trabalho) em meia, 2ª carr: 1 m., *1 mate simples, 1 laç.*, 1 m.; 3ª e 4ª carr. em meia. Passe a tricotar em ponto meia ate o fim da peça. Iniciando na 8ª carr. em meia, aumente, para a forma das mangas, a cada 4 carr, a cada lado 1 p. (3 v) (40 p. ao final dos aumentos). A 12 cm do inicio forme a cava rem. de cada lado, a cada carr., 2 p. (1 v), 1p. (10 v). 2 p. (3 v). Rem. os 4 p. restantes.
Saia – Monte 117 p. (116 + 1 p.) nas ag. nº 7 e faça a barra dupla de 2 carr. (232 p. após a conclusão da bainha). Passe para as ag. circulares nº 7 e trabalhe a saia em forma circular. Trabalhe as próximas carr. da seguinte forma: 1ª carr. (direito do trabalho) em tricô, 2ª carr: 1 m., *1 mate simples, 1 laç.*, 1 m.; 3ª carr. em tricô. Passe a tricotar em ponto meia ate o fim da peça. Tricote 17 carr. em p. meia, e na prox. carr. faça 56 diminuições (2 m., * 2 m., 1 mate simples*) (176 p. ao final da volta) e rem. todos os pontos usando o rem. simples. Com a ag. circular, levante novamente os 176 pontos por trás da linha dos pontos rematados deixando o remate visível pela frente do trabalho e tricote por 17 carr em p. meia. Na prox. carr. faça 44 diminuições (* 2 m., 1 mate simples*) (132 p. ao final da volta) e rem os pontos usando o rem. simples. Com a ag. circular, levante novamente os 132 pontos por trás da linha dos pontos rematados deixando o remate visível pela frente do trabalho e tricote por 17 carr em p. meia. Na prox. carr. faça 34 diminuições (* 2 m., 1 mate simples*) (98 p. ao final da volta) e rem. os pontos usando o rem. simples.
Montagem - Com a ag. de tapeçaria, costure os ombros, monte as mangas, costure as laterais e as laterais das mangas.
Costure a saia ao corpo deixando a linha do rem. visível à frente do trabalho.
Acabamento decote: Usando uma Ag. para tricô circular nº 6 levante 60 p. pelo avesso do trabalho e trabalhe 2 carr. em meia, 1 carr. em t. a 2 carr. em meia. Costure os pontos um a um à frente do trabalho usando a técnica do viés de tricô (referência ao turorial)
Tamanho: M
Artesã: Crestina Consortti