Versatilidade é uma das palavras que melhor descreve o bordado. Arte antiga que vive em constante renovação, ele pode seguir técnicas definidas ou utilizar uma infinidade de pontos de maneira livre. A Círculo conta com linhas especiais para bordado que são maravilhosas para quem é apaixonado por esta arte, como a Maxi Mouline, que tem uma cartela de cores incrível e é 100% algodão egípcio, e a Rubi, que encanta pelo seu brilho. Porém, você não precisa se prender a estes dois fios para criar as suas peças. É possível explorar o grande catálogo da Círculo para dar vida aos projetos. Em comemoração ao Dia do Bordado, o presente preparado para os artesãos inclui uma boa dose de inspiração. [caption id="attachment_83432" align="aligncenter" width="1080"] Desenvolvidos para o crochê, estes fios também pode ser a escolha certa para dar um efeito diferenciado ao bordado[/caption] Solte a criatividade! Você já pensou em usar fios de crochê para bordar? Há muitos fios criados para uma arte que podem também ser explorados em outra. Veja esta peça que reúne bordados feitos com Cléa, Anne Brilho, Susi e Encanto.
Cléa 1000
Cléa é um fio super delicado, usado para tecer vestuário e também itens graciosos de decoração. Dentre os fios acima, é o mais utilizado pelos bordadeiros, já que o seu TEX não é muito maior que o do Rubi e por isso pode ser usado com muita facilidade (Clique aqui para entender o que é TEX). Os artesãos também podem optar pelas menores metragens do fio, como o Cléa 125 e o Cleinha.
Anne Brilho
Um pouco mais grosso, o Anne Brilho dá um resultado um tanto mais robusto, mas não menos sofisticado para o trabalho. Repare como a fibra metalizada transformou este bordado de perfume outonal.
Susi
Para usar fios com composição 100% viscose, é preciso bordar com muito cuidado e paciência. Acredite, o tempo extra vale a pena! No bordado acima você consegue visualizar apenas uma amostra do brilho de Susi, que dá um efeito metalizado incrível. Com as 33 cores lisas e 10 mescladas deste fio, você consegue bordar todo tipo de motivos.
Encanto Slim
Também de viscose, este fio tem espessura maior que o Suzi e, por isso, demanda uma agulha maior e mais grossa. No vídeo abaixo, o Clube do Bordado utilizou o Encanto Slim para bordar um sol, que ganhou um brilho único que só este fio tem. Assista ao passo a passo e veja a melhor forma de bordar com o Encanto Slim.
Bordado com outros fios
Há ainda outros fios que você pode utilizar para fazer detalhes ou peças completas. O brilho metalizado do Maxxi Retrós prata e ouro foram usados pelo Clube do Bordado para dar um toque de luz às peças natalinas. Como este fio não foi desenvolvido para bordar, é preciso utilizá-lo com paciência ou, como recomendado em um dos vídeos, junto a um fio de algodão. Assista: A artesã Alessandra Matos, do Time de Artesãos da Círculo, usou as cores candy de Charminho nesta peça. Ela mostrou que usar fios delicados de crochê pode ser uma ótima ideia!
Conheça Cléa Duplo, nosso fio 100% algodão mercerizado com o dobro de espessura de Cléa. Com ele você vai criar peças leves, macias, bem estruturadas e com muito mais brilho
Receba tudo em primeira mão, novidades em produtos, receitas e muito mais.
Newsletter
Fique tranquilo, nós também não gostamos de spam.
Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.