Se você não sabe quais são as principais medidas para criar peças artesanais para bebês, prepare a fita métrica e vem comigo!
Agora, esperando nosso primeiro filho, tricotar peças de bebê ficou ainda mais divertido. Separei aqui alguns projetos com receitas gratuitas da Círculo que são muito queridinhos. Além disso, são fáceis de tricotar e você ainda pode usar para fazer enxovais na hora de vender e até mesmo pra montar seu próprio jogo de maternidade.
Com o bebê deitado sobre uma superfície plana e de forma confortável, coloque a fita métrica na parte interna da coxa do bebê e faça a medida pela lateral interna da perna. Aqui você poderá medir até o joelho, tornozelo do bebê ou ainda até o calcanhar. É importante também medir a circunferência da coxa e da panturrilha.
Para garantir um melhor acabamento, faça a medida da circunferência do seu bebê (de fraldas) para garantir que as peças caberão com tranquilidade. Para isso, passe a fita métrica em torno do bumbum do bebê.
Com essas medidas em mãos, agora é possível tecer calças de bebê, shorts ou calças com o pé acoplado.
Para medir os braços do bebê, coloque a fita métrica no início do ombro do corpinho e faça a medida até o punho. Para mangas curtas, você pode medir até o tamanho desejado do seu projeto. É importante também verificar o diâmetro do braço do bebê para garantir que a peça não fique muito apertada nos braços.
Com o bebê de bruços, faça a medida da distância de uma ponta do ombro até o outro. Essa medida vai garantir que blusas e casaquinhos não fiquem apertados nas costas do bebê.
A medida do tronco do bebê inclui a medida do peito e da barriga dele. Aqui nós vamos, gentilmente, passar a fita em volta do peito do bebê (logo abaixo dos braços do bebê) e medir na altura do umbigo do bebê. Em seguida, vamos medir do pescoço (logo abaixo das orelhas do bebê) até a cintura para a criação de blusas ou até o calcanhar do pequeno para criação de vestidos.
Alguns bebês ficam impacientes durante esse processo de medição, então use o momento para rir com a criança, anotando as medidas em um papel, brincando com o bebê e retornando às medidas, conforme o bebê se acalma.
O lúdico também pode ser usado para bebês que movimentam muito as perninhas ou ainda não possuem um pescoço bem delimitado.
A melhor fita métrica para medir seu bebê é a fita métrica da Círculo, pois possuem medidas no direito e avesso da fita (assim em qualquer posição da fita você já possui os números) que são dados em centímetros (mesma medida usada nas peças feitas no Brasil). Além de resistente, esta fita não amassa, não resseca e possui números bem visíveis. Por isso, não deixe de ter uma fita métrica da Círculo em seu kit de costura, tricô ou crochê.
Bebês crescem muito rapidamente e nem sempre acompanhando nosso tempo de produção de peças artesanais. Portanto, na dúvida, faça a peça ligeiramente maior! Acrescentar 0,5 cm ou ainda 1,0 cm em todas as partes do seu projeto, incluir pontos a mais para a costura das bordas do projeto bem como tecer 1 mês à frente do tamanho do seu bebê, pode garantir um tempo de uso maior das peças que você vai preparar com todo o carinho para o pequeno.
Não importa o tamanho do seu bebê, a Círculo possui ótimas opções de fios para crianças, kits para costura manual (incluindo agulhas de mão, fita métrica e marcadores) para facilitar a criação ou adaptação de receitas para garantir que seu enxoval de bebê fique completo. Visite também na página inicial do site da Círculo o menu Receitas, para conhecer o passo a passo gratuito de peças para bebê. E comece agora mesmo a tricotar as roupinhas para bebê, seja para vender, doar ou presentear quem você ama!
Um abraço e até a próxima!
Este post foi escrito por mim, Day Vaz do site Eu Amo Tricô. Sou apaixonada por tricô e a vários anos compartilho receitas, dicas, aulas e um pouco do dia a dia pelo meu ateliê nas minhas redes sociais. Venha tricotar junto comigo no site www.euamotrico.com.br ou no Instagram @blogbyday
Os trançados são pontos clássicos e os mais elaborados de tricô e são capazes de transformar as nossas criações em peças sofisticadas.
Leia maisRenove os looks para este inverno, com novas inspirações e modelos de cachecol!
Leia maisConheça um pouco mais sobre o Ateliê Círculo e confira as dicas que as nossas colaboradoras vão dar para quem quer abrir o seu ateliê e viver de artesanato!
Leia maisE-books Natalinos! Deixe a magia do Natal entrar na sua casa e coloque o feito à mão na sua decoração! São muitas receitas para você se inspirar.
Leia mais