Toda noiva sonha com o casamento perfeito. E tão importante como os preparativos, a data da cerimônia para o tão esperado “sim” é sempre escolhida com muito carinho. Por mais que os casais tenham estilos e gostos diferentes, uma escolha é praticamente unânime entre eles: maio, o mês das noivas. Nós sabemos que casamentos podem ser especiais o ano inteiro, mas não podemos negar que maio é o mês das noivas para grande parte dos casais. Mágico, esse período do ano tem tudo o que é necessário para a organização de um casamento incrível. Neste post você vai entender melhor toda a origem dessa tradição e ainda descobrir como planejar o casamento dos seus sonhos, seja ele em maio ou não. Inspire-se com nossas dicas e saiba onde encontrar modelos exclusivos de vestidos e decoração, caso tenha a intenção de organizar um casamento handmade, social ou no campo.
Por que maio?
Existem muitas histórias ao redor do mundo sobre o porquê de o mês de maio ter sido escolhido como o ideal para celebrar casamentos. Não se sabe ao certo qual é “A” verdadeira história, mas acreditamos que todas sejam importantes na construção dessa tradição casamenteira. A teoria mais aceita é a da Igreja Católica, que afirma que essa escolha é uma homenagem à festa de consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, realizada em maio. No entanto, existem muitas outras teorias: maio é o mês das mães, é também o período dos nativos do signo de Touro, relacionado com fertilidade; e é o mês em que a primavera está em alta no hemisfério norte: temperaturas amenas e flores, muitas flores. No Brasil, apesar de ser outono, a ideia também pegou e foi boa por bastante tempo (e ainda é para os mais tradicionais). As igrejas e os grandes salões tinham filas de espera e muita procura por casamentos no mês de maio. Mesmo com a queda das flores e das temperaturas também.
Planejando a cerimônia
A escolha do mês para a realização da cerimônia vai depender do perfil dos noivos e como eles idealizam a festa, se será durante o dia, à noite, um evento social ou algo mais campestre. Independentemente do mês escolhido, é importante planejar tudo isso com detalhes e ter cuidado com o orçamento da festa, que é sempre uma preocupação para o casal e para a família. A escolha do lugar ideal, bem como do vestido, bolo, docinhos e buffet leva tempo e precisa ser feita com antecedência.
Todos os meses são especiais!
Cada mês tem sua particularidade e pode render festas memoráveis com ótimas lembranças. Ainda está em dúvida? Então olha só uma pequena listagem do que cada um dos doze meses pode proporcionar à sua festa: Janeiro: calor (estude casar-se à noite), possibilidade de chuvas (tenha um plano B para festas em locais abertos) e, por ser um mês de férias, de não comparecimento de alguns convidados, otimização do orçamento, baixa procura e grandes possibilidades de negociação. Fevereiro: calor, baixa procura e Carnaval. Planeje seu casamento com uma distância segura desse feriado. Os pacotes de viagens estão bem caros e alguns convidados podem não comparecer. Março: início da alta na procura, temperaturas amenas e chuvas. Abril: temperaturas mais baixas e clima mais seco, é um mês com alta procura para casamentos no campo. Por isso, valores mais altos. Maio: o mês mais famoso tem um clima bom para celebrações, mas compete com o dia das mães e com a chegada do dia dos namorados. Por isso, flores ficam mais caras. Junho: esse mês é considerado bem tranquilo, mas já apresenta queda acentuada das temperaturas. Pense em vestidos mais quentes, lugares fechados e pratos acolhedores. Julho: período de férias, alta do inverno e baixa procura: bom mês para negociar. Agosto: mês de pouca concorrência por ser conhecido como “mês do desgosto” e do “cachorro louco”. A verdade é que ainda faz frio em agosto e a procura por cerimônias nesse período é baixa: planeje um casamento quentinho e negocie com facilidade. Setembro: um dos meses mais procurados. Início da primavera, alta das flores, ótimo para casamentos no campo ou na praia. Outubro: auge da primavera e alta nos preços. Se quiser casar nesse mês, planeje-se bem. Novembro: um mês ótimo, com clima agradável e cores bonitas na paisagem. Mas é também um mês com alguns feriados e isso pode dificultar as entregas e talvez a presença de convidados. Dezembro: esse é um mês movimentado. Além de ser o novo queridinho das noivas, é aí que o pessoal costuma tirar férias e fazer as confraternizações das empresas. Sem contar as altas temperaturas e os preços elevados para pacotes de viagem.
Especiais Casamento Círculo
Nós somos grandes fãs de casamentos e ocasiões em que você pode desfilar seu estilo por aí. Se for à moda handmade então, melhor ainda! Pensando nas noivas que planejam seus casamentos com muito carinho e dedicação, no mês das noivas ou não, nós produzimos duas revistas especiais cheias de inspirações para casamentos sociais e bucólicos, com muitas peças exclusivas. Peças feitas à mão possuem um toque de sensibilidade, delicadeza e sofisticação. Rica em detalhes, técnicas como o crochê dão um toque pessoal e carinhoso a cada trabalho.
Especial Casamento
Casamentos sociais pedem um dress code mais clássico e vestidos longos. Nesta revista, você encontra modelos lindíssimos de peças variadas para você, suas madrinhas, damas de honra e para a sua decoração.
Especial Casamento Campo
Na edição de campo, você também vai encontrar peças exclusivas e com muita leveza para vestidos de noiva, madrinhas, daminhas e decoração. Inspire-se com 18 ideias muito delicadas para o tão esperado sim!
Onde encontrar?
As revistas Círculo Especial Casamento e Especial Casamento Campo estão disponíveis nos melhores armarinhos e lojas on-line de todo o Brasil. Aproveite o mês das noivas, ou todos os outros, e encante-se por nossos modelos!
Utilize a #
Compartilhe suas escolhas com a gente utilizando a #semprecirculo. Estamos curiosas para saber como será o seu casamento handmade no mês das noivas.