É tão bom ir a um lugar e se sentir bem, né?! É gostoso ficar em um cantinho aconchegante e que traga bons sentimentos...
Bom, 'batemos um papo' com a artesã Patrícia Muller do ateliê Casa de Pano... Ela ministra aulas e cursos em seu cantinho e nos deu várias dicas de como decorar, organizar e harmonizar o ateliê! Quer saber? Vem com a gente:

"Um ateliê, hoje, não é mais visto como um local onde as pessoas procuram somente artesanato e conhecimento, mas também, um local onde procuram bem estar! Há quem venha até aqui em busca de uma segunda profissão, de uma renda extra... E mesmo assim, paralelo a isso, busca carinho, atenção e distração.
Por isso, o ateliê tem que ser alegre, aconchegante, colorido, amplo e com boas energias, e, um local bem organizado e decorado é fundamental para criar este cenário. Cada canto do ateliê deve ter algo que surpreenda; uma peça que as alunas possam almejar confeccionar, um acessório, um paninho... Ah, na minha opinião os tecidos são a estrela principal de um ateliê! Eles devem estar por todos os lados, decorando as paredes, em peças prontas e sempre organizados/expostos por degradê de cores, dobradinhos em prateleiras; isso tudo facilita a visualização e o manuseio.

Boa iluminação (as luzes devem ser fortes, brancas e frias; para decorar, abajures são o maior charme!), cadeiras e mesas confortáveis, assessórios e bons equipamentos também são primordiais para um bom ambiente... Nunca esquecendo do carinhoso cafezinho, afinal, uma boa conversa e um café quentinho são capazes de curar muita coisa...

O espaço deve ser amplo e com boa circulação para que as pessoas possam ter acesso a tudo. Em relação aos móveis, deve-se evitar armários com portas, dando preferência as prateleiras. Uma maneira interessante e sustentável é aproveitar pecas de decoração para servirem de móveis; um pé de máquina com um tampo pode virar uma mesa e belas cadeiras/poltronas fazem muito bem o papel de expositores de mantas e almofadas. Painéis inteligentes são ótimos para pendurar acessórios (como cortadores, tesouras, desmanchadores, lâminas, réguas, bobinas...) e mesas amplas com cadeiras estofadas são essenciais.
Dicas: - Carreteis ou meadas de linha geralmente são acompanhados de expositores específicos que decoram e facilitam o manuseio; - É interessante manter um cesto para colocar retalhos, estes podem servir para algum detalhe ou até mesmo uma nova obra inteira; - Uma máquina de costura (com a manutenção sempre em dia) para cada aluna, embutida em mesa, é o ideal; - É indispensável um local aconchegante para que as artesãs possam tomar um bom café e relaxar. O local de apoio deve ter uma cafeteira, pia, geladeira e louças para as guloseimas que possam trazer ou serem oferecidas pela casa."
A nossa colunista do Blog Ganhe Mais, Paula Piai, também já falou sobre organização no ateliê, confira: http://www.ganhemaiscirculo.com.br/transforme-seu-atelier-num-cantinho-inspirador-dicas-de-organizacao/ Um abraço,
Imagens: Mulher.net e Patrícia Muller.Com o E-book Círculo Piquenique, você criará deliciosas memórias com as pessoas que mais ama. São cinco peças para um momento inesquecível!
Leia maisO lançamento Precioso, da coleção Diferenciados 2021, vai bombar no outono-inverno. Saiba tudo sobre ele aqui em nosso post!
Leia maisSimples de usar, o círculo cromático sugere combinações harmoniosas e contrastantes de cores para te inspirar e deixar seu trabalho ainda mais bonito
Leia maisExercite a sua criatividade e coloque sua personalidade em tudo que vestir com o bordado! Selecionamos 8 peças para você se inspirar!
Leia mais