O tamanho da agulha é o fator mais importante, pois impacta no resultado da peça pronta. Conheça a pressão do seu ponto para a fazer a escolha mais adequada!
No universo das artes manuais com fios, a agulha reina absoluta como principal acessório entre tantos necessários para dar vida aos diferentes tipos de projetos.
Como para cada técnica há uma infinidade de opções no mercado, seja de numeração ou material, desenvolvemos esse artigo para te ajudar a escolher a agulha perfeita para seus trabalhos em crochê, tricô, amigurumi e Punch Needle.
O tamanho da agulha é o fator mais importante, pois ele tem impacto direto no resultado da peça pronta. O material (se de metal, acrílico, plástico, madeira ou borracha) está mais relacionado ao conforto ao tecer e cada artesão se adapta melhor a um ou outro.
Em linhas gerais, quando falamos das técnicas de tricô, crochê e amigurumi, que combina pontos das duas primeiras, a escolha da numeração da agulha vai depender do projeto, fio utilizado e, principalmente, da pressão do ponto do artesão.
No Punch Needle, também conhecido como ponto russo, essa equação é diferente. A agulha ideal está relacionada ao tipo de tecido e fio utilizados para bordar. Confira a seguir as dicas de artesãos.
Para tecer uma peça em crochê, fazemos laçadas e mais laçadas que passam umas dentro das outras. Ao contrário do tricô, trabalhamos apenas com uma agulha e fazemos um ponto de cada vez.
Quanto menor a espessura ou TEX do fio, menor deve ser o tamanho da agulha e vice-versa. Essa é a premissa básica. Isso vale para o tricô, crochê e amigurumi.
Um exemplo, quando falamos dos principais fios usados em projetos de moda em crochê. Anne e Cléa, que têm TEX inferior a 300, exigem agulhas menores do que os fios Duna, Charme, Amigurumi e Barroco 4, de espessura maior.
O fundamental é o artesão conhecer a pressão do seu ponto:
Com relação à composição das agulhas, é importante testar qual delas vai trazer mais conforto ao tecer, permitir que você trabalhe por mais horas sem cansar, se adaptar melhor à sua mão. Essa é uma escolha bastante particular.
Como bônus, compartilhamos este vídeo super útil da artesã do nosso Time de Artesãos Cintia Nicolau. Nele, ela dá dicas de como fazer a limpeza das agulhas:
No tricô, trabalhamos com duas agulhas simultaneamente. Antes de começar a tricotar, precisamos aprender a colocar os pontos na agulha ou montar os pontos.
No vídeo abaixo, o artesão do nosso Time, Mateus Moraes, explica a importância de fazer a amostra, antes de começar a tricotar uma peça, e o quanto que esse etapa pré-receita ajuda o artesão a entender qual é a melhor agulha para o seu tricô. Confira!
No Punch Needle, que é um tipo de bordado, a escolha da agulha depende do tecido e do fio usados na peça.
Com efeito em relevo, o ponto russo do Punch Needle é feito com uma agulha especial, conhecida como Agulha Mágica. O diferencial dessa técnica é que ela não leva costura.
Com a agulha específica, você insere o fio que será utilizado e em seguida utiliza no tecido, criando o desenho desejado.
Confira as opções disponíveis no mercado clicando em cada imagem:
Se inspire em nossas receitas para testar a melhor agulha para cada projeto:
Confira as opções disponíveis no mercado clicando em cada imagem:
Se inspire em nossas receitas para entender qual é a melhor agulha para cada projeto!
Se inspire em nossas receitas para descobrir qual é a melhor agulha para cada projeto!
Confira as opções disponíveis no mercado clicando em cada imagem:
Se inspire em nossas receitas!
Agora que você já conferiu todos os detalhes sobre os diferentes tipos de agulhas para cada projeto está inspirado para produzir novas peças artesanais?
Saiba que temos uma variedade de fios da mais alta qualidade e todos os acessórios necessários para suas produções feitas à mão.
Você encontra todos os nossos produtos à venda nos melhores armarinhos do Brasil.
Agora que você já está cheia de ideias, reúna os materiais necessários e comece a reproduzir!
Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais! Você só precisa publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo.
Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!
Até a próxima!
Conheça as novidades que trarão ainda mais beleza e qualidade para seus projetos!
Leia maisConheça as novas cores do fio que já é queridinho dos artesãos. Saiba todos os detalhes no post!
Leia maisAs novas cores de Prisma acabaram de chegar ao mercado para provar a você que a vida pode ser muito mais alegre e colorida! Conheça todas!
Leia maisSe inspire na moda artesanal criada com fios Círculo, apresentada nos desfiles das marcas Marina Bitu, LED e Catarina Mina no SPFW 2024
Leia mais