Conheça as medidas mais utilizadas na confecção de peças de vestuário handmade e aprenda como tirá-las.
Você sabe como tirar medidas para peças de crochê? Se você é crocheteira ou crocheteiro, com certeza já deve ter sentido vontade de criar um projeto de moda para você desde o início, sem seguir receitas de outros artesãos ou padrões que, mesmo adaptados, não caem bem no seu corpo.
Isso é normal! Não tem problema nenhum em querer criar algo só seu. Mas sabemos que essa questão de medidas pode ser um pouco complicada e gerar muitas dúvidas.
Por isso, contamos com a ajuda de quem entende tudo sobre o assunto, a artesã do nosso Time, Bruna Szpisjak, que nos explicou direitinho como fazer peças sob medida.
Confira agora!
Em primeiro lugar, você precisa entender que as medidas do nosso corpo são realmente importantes para a confecção de uma peça de moda em crochê.
Não adianta querer confeccionar algo apenas “de olho”. As medidas do nosso corpo servirão como base para a construção da peça, seja ela uma saia, um vestido, uma blusa ou até mesmo uma calça.
Para tirar suas medidas, é importante que você tenha uma fita métrica e esteja vestindo pouca roupa, ou roupas finas. Você também deve estar parada e em pé. Provavelmente, você precisará de ajuda para tirar as medidas de algumas partes do seu corpo.
Todas as medidas que podemos tirar de um corpo são classificadas em algumas categorias que você precisa conhecer. Assim, já vai saber do que se trata quando ouvir falar delas. Olha só:
- Fundamentais: circunferência do busto e quadril + comprimento de braços, corpo e pernas.
- Auxiliares: altura do busto ou tórax e altura do quadril, largura das costas, ombro e pescoço. Todas essas complementam as fundamentais.
- Complementares: comprimento da manga da blusa, da calça, casacos e vestidos. São medidas adicionais, mas também necessárias.
Aqui embaixo estão as partes do corpo mais utilizadas e que você não pode abrir mão de medir se quiser criar uma peça de moda perfeita.
Medida entre a virilha e o chão, tirada colocando uma régua encostada na virilha, perpendicular ao chão.
Medida de altura, no centro das costas, entre a base do pescoço e a linha da cintura.
Medida entre a linha da cintura e o mamilo.
Diferença entre a medida o comprimento da calça e a altura da entreperna. A pessoa precisa estar sentada em um local plano. A fita métrica precisa ser posicionada na cintura e ser levada até a base de onde a pessoa está sentada.
Medida entre a linha da cintura e a linha do quadril, tirada pela lateral. Normalmente, 20 cm abaixo da cintura.
Medida de contorno do braço logo abaixo da axila, na parte mais grossa do braço.
Medida de contorno do corpo na altura dos mamilos. Se o resultado for um número ímpar, utilize o próximo número par.
Medida de contorno na altura da cintura. Normalmente, 2 cm acima do umbigo. Se o resultado for um número ímpar, utilize o próximo número par.
Medida entre a linha da cintura e o chão, tirada pela lateral com a pessoa descalça.
Medida entre o ombro e o punho, tirada com o braço dobrado em um ângulo de 90°.
Medida entre a linha da cintura e a linha do joelho, tirada pela lateral.
Medida entre os mamilos.
Medida entre as cavas nas costas, tirada em uma altura que corresponde à metade da altura entre o ombro e a dobra da axila. A medida deve ser tirada com os braços cruzados na frente do corpo.
Medida de contorno na base do pescoço.
Medida do contorno da mão, de sua parte mais larga, com os dedos esticados e o polegar encostado na palma.
Medida de contorno na altura onde o quadril é mais saliente. Normalmente, 20 cm abaixo da cintura. Se o resultado for um número ímpar, utilize o próximo número par.
Medida de contorno acima do busto e logo abaixo das axilas.
Achou que tinha terminado? Ainda não! Existem mais algumas medidas importantes que você precisa conhecer antes de pensar em criar sua peça de vestuário.
A famosa cava! Existem duas medidas de cava: a menor, utilizada para modelos sem manga, cavados. Essa medida é igual à metade da largura das costas. E existe também a cava ideal. Essa medida se baseia na largura do braço, confira na tabela:
Medida da base do pescoço, passando pelos mamilos até a linha da cintura.
Medida da circunferência do joelho.
Medida da base do pescoço até a extremidade do ombro.
Medida da circunferência do tornozelo.
Depois que tirar todas as medidas, é só tecer a quantidade de pontos necessárias até alcançar os números que você precisa atingir. Não existe uma regra, nem como estabelecer uma quantidade exata de pontos e correntes. Isso tudo varia de acordo com o fio utilizado, a agulha, a tensão e o tipo de ponto que você irá trabalhar no seu projeto.
Para tentar te ajudar um pouco mais nessa questão, temos um vídeo bem legal em que a Bruna Szpisjak explica tudo sobre amostras, olha só:
No final, com tudo pronto, você vai unir todas as partes de sua roupa, com costura mesmo. Com isso, você terá criado uma linda peça exclusiva para arrasar por aí.
Mesmo criando seus próprios modelos, você pode usar o nosso site como inspiração para desenvolver seus próprios projetos.
São mais de 6 mil receitas gratuitas e esse número não para de crescer! É só clicar aqui para conferir receitas como essa aqui embaixo.
Gostou, clique na imagem para conferir o passo a passo!
Nós temos diversos produtos que são ótimas opções para trabalhos sob medida. Você encontra todos eles nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!
Algumas lojas estão realizando serviços de entrega, verifique se é o caso da sua cidade. Se não for, opte pelas lojas on-line! Você escolhe e compra da sua casa e recebe todo o material em segurança, sem precisar sair.
Agora que você já sabe como tirar medidas para peças de crochê, não deixe de colocar em prática todo o seu talento!
Lembre-se: assim que finalizar suas criações com nossos produtos, compartilhe com a gente nas redes sociais! É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!
Você conhecia todas essas medidas? Comente aqui embaixo!
Até a próxima!
E-books Natalinos! Deixe a magia do Natal entrar na sua casa e coloque o feito à mão na sua decoração! São muitas receitas para você se inspirar.
Leia maisA revista Círculo Home Decor traz 27 peças desenvolvidas com base no que há de mais sofisticado no universo da decoração handmade. Confira!
Leia maisSe inspire na nossa seleção de receitas de decoração artesanal para a casa e decore seu lar com toda a beleza e exclusividade do feito à mão
Leia maisCelebrado no dia 25 de junho, o Dia Mundial do Vitiligo vai ser marcado por aqui com muito amigurumi. Acesse e confira a história da Vitilinda!
Leia mais