Variedades, Moda, Decoração, Crochê, Dicas, Amigurumi, Patchwork, Empreendedorismo
Descubra o poder do seu negócio nas redes sociais com as dicas da Pâmella Miraglia do blog Profissão Artesanato!
As peças são lindas, o atendimento exemplar, a embalagem um encanto, mas na hora de criar conteúdo e organizar suas redes sociais, tudo muda de figura! Vem o receio, o desanimo e a insegurança toma conta. Se você se identificou, continue a leitura, pois tenho certeza de que no final muitas de suas incertezas estarão no passado. Primeiramente, não adianta eu começar a lhe dar dicas de conteúdo, sem antes te mostrar a importância das redes sociais para quem trabalha com artesanato. A partir de hoje, quero que você enxergue seu perfil (seja em qual for a rede social) como sua loja física. Desse modo ficará mais fácil se organizar nele e principalmente, fazer com que o cliente entre e consuma! No exemplo a seguir vamos focar no Instagram ok? Rede social mais utilizada hoje.
Biografia
Aquele texto pequeno, mas superimportante! Nesse espaço, você deve explicar objetivamente com o que trabalha em poucas palavras. Ah, e não esqueça de colocar seu nome! As pessoas precisam saber quem é você ok? A biografia seria a fachada da sua loja física. É a primeira coisa que deve chamar a atenção do cliente ao chegar e, assim despertar o interesse em entrar. [caption id="attachment_139708" align="aligncenter" width="300"]
Fonte: banco de imagens Canva[/caption]
Destaques
Comparando com uma loja física, eles seriam os vendedores prontamente dispostos a ajudar. No seu perfil são uma ótima ferramenta para que seu público tenha acesso fácil ao que você deseja destacar. Não existe regras para criar, mas como sugestão posso te indicar os seguintes destaques:
Sobre
Um resumo sobre você, sua marca, seu negócio.
?? Contato
Reúna todas as informações para que seu público consiga entrar em contato com você. É válido também colocar aqui o horário de atendimento. ??
Produtos
Faça desse destaque seu catálogo de produtos. Fez uma nova peça? Coloque aqui. Ou então, escolha as peças de maior saída. Você decide! O objetivo é que teu possível cliente não precise ficar rolando o feed para encontrar. ?
Clientes
Aqui entram fotos de clientes com seus produtos, depoimentos, etc. Isso gera muita credibilidade!
?? Bastidores
Mostre como é o processo de criação e sua rotina de produção.
FAQ (Frequently Asked Questions)
As famosas perguntas frequentes. Um destaque superlegal para facilitar e agilizar seu atendimento ao cliente. Aqui pode constar: como encomendar, prazo de produção, como pagar e todas as respostas de perguntas que você sempre recebe. [caption id="attachment_139709" align="aligncenter" width="300"]
Fonte: banco de imagens Canva[/caption] ?
Feed
O espaço onde você pública suas fotos, no comparativo com a loja física seria sua vitrine! Tudo deve ser caprichado, organizado, sem poluição visual. Fotos produzidas com excelência , focadas nos seus produtos. Seu objetivo é fazer o cliente se encantar e continuar passeando por ela. [caption id="attachment_139710" align="aligncenter" width="300"]
Fonte: banco de imagens Canva[/caption]
Stories/Reels
Sabe aquelas lojas de departamento, onde um funcionário geralmente com uma voz bem bonita, fica passeando e falando no microfone sobre as ofertas imperdíveis, sobre a qualidade da loja, entre outras coisas? Pois é, é mais ou menos esse o papel dos stories e reels. Postar vídeos, contar alguma experiência com um cliente, mostrar feedbacks positivos, produção de peças, enfim. Espaço dedicado a conquistar mais um pouquinho o cliente de uma forma mais rápida e espontânea. [caption id="attachment_139711" align="aligncenter" width="300"]
Fonte: banco de imagens Canva[/caption]
Direct
O SAC (serviço de atendimento ao cliente) da sua loja! Esteja sempre pronto a atender da melhor maneira possível. [caption id="attachment_139712" align="aligncenter" width="300"]
Fonte: banco de imagens Canva[/caption] Bom, agora que você já tem o norte de como deixar sua loja no ponto certo para começar a arrasar nas vendas, vamos falar um pouquinho sobre conteúdo? Sobre o que postar nas legendas dos posts? Te garanto, suas fotos podem ser lindas, mas sem um conteúdo legal, o cliente não interage e consequentemente não compra. A seguir, vou te passar ideias de posts coringas para você publicar no seu perfil, mas lembre-se sempre: o melhor conteúdo que você pode criar é aquele que vem do coração, criado com orgulho e confiança! É isso que te conecta com seu público e não o que você faz simplesmente por obrigação, ok? Portanto, anote essas dicas e adapte dentro de sua realidade:
Apresentação
Crie conteúdo de apresentação! Poste fotos com seus produtos, criando e conte sua história. Como você começou, como está construindo seu negócio, sua missão e valores. Você não imagina como isso gera identificação com os seguidores e seleciona o melhor perfil de clientes para o seu negócio!
Posts Informativos
Com certeza, você deve receber dúvidas com relação a produtos ou algo relacionado ao seu negócio por parte de seus clientes. Então, crie posts informativos respondendo essas dúvidas. O cliente vai encontrar tudo o que ele quer saber pronto lá no seu perfil.
Produção
Faça sequências de fotos (carrossel) ou vídeos curtos mostrando a confecção de suas peças. Quem escolhe comprar algo artesanal AMA ver os bastidores da produção.
Produtos
Antes de postar peças novas, capriche na legenda! Conte a história dessa encomenda, como foi criada, o que significou a produção desse projeto para você. Isso gera proximidade com seu cliente. Legendas apenas com preço são frias. Faça a diferença!
Clientes em destaque
Poste as fotos que seus clientes enviam com as peças que compraram de você. Faça essa homenagem a quem apoia o seu trabalho. Vale um agradecimento especial, a história dele com você, etc.
Espero que tenha gostado desse post! Animada(o) para organizar seu perfil e produzir conteúdo? Encare seus receios e passe a se orgulhar a cada dia da profissão que escolheu. Pâmella Miraglia
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