Você conhece o tricô irlandês? Sabe por que ele leva esse nome? Saberia identificar uma peça confeccionada usando essa técnica? A Círculo vai te explicar um pouquinho a história do desejado tricô irlandês, para você incrementar seus trabalhos.
História Como o próprio nome indica, o tricô irlandês surgiu na Irlanda, mais especificamente nas Ilhas Aran. Há cerca de cinco séculos atrás, têm-se os primeiros registros dessa arte, que aprimorava a técnica do tricô já muito forte na região do Reino Unido. Comparando com os dias de hoje, é incrível saber que a técnica nasceu das mãos fortes dos próprios pescadores das Ilhas Aran, impulsionados pela necessidade de protegerem-se do frio intenso da região. Assim evitavam que durante a pesca, os fortes ventos, o mar agitado e as baixas temperaturas atrapalhassem. Os “suéteres dos pescadores", como ficaram conhecidos na época, eram tecidos em lã pura, em cor crua ou azul marinho/marrom. Caracterizados pelos pontos trançados, losangos, ziguezagues, folhas, flores, espigas, cordas com nós, "diamantes" e arabescos.

Os desenhos que os pontos formavam não eram aleatórios, tinham um significado que foi a principal característica do tricô irlandês. De início, determinados desenhos identificavam o pescador e sua família, também chamada de “Clã”. Mais tarde algumas famílias foram progredindo e os desenhos dos suéteres passaram a representar "status" entre os membros da comunidade, uma espécie de "brasão". Com o passar dos anos, o tricô começou a fazer parte da renda extra dos pescadores, devido as necessidades econômicas. Já popularizado, o tricô irlandês incentivou o desenvolvimento da indústria do tricô artesanal. A técnica foi disseminada e surgiram as aulas à população local, quando finalmente aconteceu o primeiro contato direto das mulheres da região com o tricô irlandês.
Atualmente De volta ao século XXI, conseguimos perceber que a técnica do tricô irlandês prevalece forte, mas agora como objeto de desejo no mundo da moda e decoração. Mesmo com adaptações no decorrer dos anos, as principais características do tricô irlandês permanecem e o destacam, como os pontos trançados, ziguezague, cordas, losangos e outros. As peças confeccionadas hoje, com a aplicação da técnica irlandesa, são valorizadas e carregam uma história, além de serem muito lindas. Ideais para o inverno e um sucesso na composição do visual. Separamos algumas receitas que utilizam a técnica do tricô irlandês, disponíveis no site da Círculo. Para acessar a sua receita favorita é só clicar no nome da peça. Para deixar vocês ansiosos, também separamos duas peças de inspiração que logo terão as receitas disponíveis no site. Confira:
BLUSA PONTO CORDA

BLUSA DE MANGA CURTA COM CORDA

BLUSA ROSA COM PUNHOS CINZA

PONCHO LILÁS BATIK

COLETE VERDE LÃ SEDA

CASACO ARAN ALICE

RECEITA EM BREVE NO SITE
ALMOFADA BEGE TRICÔ

ALMOFADA BRANCA TRICÔ

Compartilhe suas criações com a gente através da #semprecirculo
Um abraço,
