Chegou a hora de você descobrir todos os segredos do bordado: história, melhores fios e agulhas e receitas especiais!
Post atualizado em julho de 2024
No Dia do Bordado, comemorado em 30 de julho, preparamos um guia completo para iniciantes aprenderem tudo sobre esta técnica milenar!
Esta data celebra a arte do bordado, incentivando a prática e a valorização dessa técnica artesanal.
Para saber tudo sobre bordado, você precisa primeiro entender que ele é uma forma de decorar tecidos variados com desenhos, símbolos, letras, palavras e frases.
Essa arte é uma representação da cultura humana. Isso quer dizer que não podemos atribuir sua origem apenas a uma determinada região.
Na história do bordado, várias partes do mundo têm sua participação e contribuíram grandemente com o aprimoramento dessa técnica antes de ela chegar até nós, aqui no Brasil.
Por isso, ela é considerada uma arte universal que tem tudo a ver com delicadeza, beleza, carinho, e que trata também da personalização de itens diversos, principalmente de peças que temos casa. Seja para uso pessoal ou com a intenção de presentear outras pessoas especiais.
Para bordar é preciso, basicamente, de três coisas: tecido, agulha e linha. Depois, é só utilizar a imaginação e dar vida aos trabalhos.
Além de diversos materiais, o bordado pode ser feito com fios de algodão, seda, lã e linho. Há também várias técnicas, pontos, motivos e formas de aplicar os bordados às peças.
Quanto às formas de fazer, existem duas: à mão ou máquina. Apesar de a forma manual ser a mais conhecida, a arte do bordado também pode ficar por conta da tecnologia.
Assim, existem maquinários supermodernos que bordam lindos desenhos em tecidos variados de uma forma bastante rápida, precisa e eficaz.
Como já mencionamos, a origem do bordado é muito mais antiga do que se imagina. Ela caminha junto à origem do ponto cruz, que também é uma espécie de bordado.
Além disso, pesquisadores da nossa época já chegaram a encontrar fósseis vestidos com peças adornadas. E os primeiros registros de bordado que existem no mundo datam da pré-história, no período paleolítico, há cerca de 2,7 milhões de anos.
Você pode estar surpreso, mas lembre-se: naquela época, os serem humanos precisavam se proteger do frio. E, para isso, contavam apenas com as peles dos animais que caçavam.
Assim, precisavam uni-las de uma forma que se encaixassem ao corpo. E, dessa forma, surgiram as primeiras formas de costura.
Naquela época, as agulhas eram feitas de ossos e as linhas eram de fibras vegetais ou partes do intestino de animais abatidos durante a caça.
Há registros também de bordados à mão no Egito, durante a Idade do Bronze, um período que foi de 3.000 a 1.200 anos antes de Cristo.
Na China, havia bordados em seda já no século IV (4) antes de Cristo.
O registro de um dos maiores e mais antigos bordados de que sabemos é o do Bordado de Bayeux.
Com 70 metros de comprimento, essa peça foi feita por diversas pessoas, bordadeiras, que habitaram a região da Normandia, na França, entre os anos 1.070 e 1.166.
Esse bordado foi feito com fios de lã e algodão, em um único pedaço de tecido, nas cores que existiam na época: branco, marrom e ocre.
Sobre a temática, os acontecimentos representados no bordado são algumas cenas da Batalha de Hasting, que tratou da invasão dos normandos à Inglaterra, em 1.066.
Na atualidade, o bordado ou a costura não representam só necessidade. Agora, eles têm tudo a ver com beleza.
Então, a partir do século VII (7), pode-se dizer que o Ocidente passou a se interessar mais por essa técnica como uma espécie de adorno para enfeitar os ambientes.
Por isso, logo que o bordado chegou aqui, era bastante utilizado na decoração de igrejas.
Mas, já na Idade Moderna, um período que começa depois de Cristo, no ano de 1.453, o bordado não era só decorativo. Ele também passou a fazer parte das roupas comuns.
Porém, só daqueles que podiam pagar por uma peça customizada.
Peças bordadas eram consideradas muito sofisticadas. Principalmente porque as linhas para bordado na época eram muito raras e caras, já que eram feitas e tingidas à mão.
No final do século XIX (19), com a industrialização desse processo, é que as primeiras fábricas de linhas para bordado, costura, crochê e tricô do Brasil – como a Círculo, surgiram e começaram a popularizar esses produtos.
Por fim, atualmente, muitas pessoas aprendem o ofício do bordado ainda na infância, vendo familiares realizarem essa atividade.
E, mesmo que os anos tenham passado e a modernização também tenha chegado ao bordado, com o surgimento das máquinas no século XX, o bordar à mão é o estilo favorito de customização de peças por ser considerado mais chique.
Seja em toalhas, roupas de cama, itens de decoração e peças de vestuário, a personalização está em alta, por isso, o bordado à mão tem alcançado muito mais sucesso.
Além disso, sabemos que para alguns artesãos, como você que está nos lendo agora, o bordado é uma excelente fonte de renda.
O Nordeste brasileiro é uma região riquíssima em técnicas de bordado com características únicas e particulares. Essa atividade é bastante tradicional em toda a região.
As bordadeiras geralmente estão organizadas em grupos, associações e coletivos. Elas produzem peças de roupas e acessórios de moda e decoração que representam as raízes, cultura e identidade de cada região.
São técnicas como as que podem ser vistas nas criações das marcas cearenses Marina Bitu e Catarina Mina, que apoiamos no último São Paulo Fashion Week.
A marca Marina Bitu apresentou a coleção “O Início e o Fim”, usando técnicas manuais como o bordado, além do crochê e macramê. Cerca de 30% dos looks da passarela foram produzidos com as nossas linhas Barroco Decore Luxo e Anne. O desfile teve como inspiração a cultura da região do Cariri, no Ceará.
A Catarina Mina estreou no SPFW em 2024 com o apoio das nossas linhas Cléa, Anne, Encanto e Charme. Elas deram vida às belíssimas e autênticas peças da coleção “Guardiãs da Memória”, em crochê, bordado e outras técnicas manuais típicas da região, como filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá.
Aqui neste link você conferir mais detalhes e imagens das criações apresentadas nestes dois desfiles.
O bordado filé é uma técnica que utiliza uma rede de malha como base e fitas ou cordões para criar desenhos e padrões. Primeiro é necessário tecer essa rede, deixando pequenos espaçamentos. Após a escolha das cores que darão vida ao trabalho a malha é preenchida com uma combinação de pontos variados.
Suas raízes estão em Alagoas, onde a técnica é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Esse título honra a habilidade artística e a tradição passada de geração em geração, num compromisso com a preservação da memória cultural das mulheres do estado.
Clique no vídeo e assista uma história linda de tradição familiar envolvendo o bordado filé.
Conheça outros tipos de bordados regionais:
Pontos em zigue-zague formam linhas contínuas e desenhos geométricos no tecido.
São desenhos bordados vazados, criados por meio do recorte de áreas do tecido dentro da figura bordada.
Pontos volumosos e formas em relevo criam desenhos florais e decorativos.
Conheça todas as opções de linhas para bordado clicando neste link.
Essa linha de produtos é a essência da Círculo e surgiu junto com a nossa empresa. Em 1940, apenas dois anos após a nossa fundação, quando o nome de nossa empresa ainda fazia referência ao nosso fundador Leopoldo Schmalz, recebemos o “Grande Prêmio – Medalha de Ouro” na Feira de Amostras de Santa Catarina com o fio para bordar Mouline.
Esse nosso produto foi aprimorado ao longo do tempo e foi substituído por Maxi Mouline, um fio de extrema qualidade e beleza, composto por 100% de algodão egípcio gazado, penteado e mercerizado.
Ele é super macio, resistente e tem um brilho surreal. São 301 cores e infinitas possibilidades de combinações. Os degradês da cartela são incríveis!
Maxi Mouline é uma meada de seis fios. Ela pode ser usada dessa forma ou a bordadeira pode optar por utilizar somente alguns deles, caso queira um resultado mais delicado.
Esse fio é perfeito para ponto cruz, estilo livre, detalhes em Amigurumi e outros tipos de trabalhos delicados.
Agora que você já está por dentro da história e conhece os melhores fios para trabalhar com bordado, chegou a hora de conhecer melhor o instrumento que é bem mais do que um acessório na hora de fazer essa técnica acontecer: a agulha.
Clique aqui e conheça 4 agulhas diferentes para bordar e o que faz cada uma delas.
Etamine é a escolha perfeita para peças de bordado ponto cruz. A trama do tecido forma blocos bem definidos, com espaçamento adequado entre os quadradinhos, facilitando a contagem dos pontos e proporcionando um resultado perfeito.
Ele permite aplicação em qualquer peça ou tecido, sendo ótimo para confecção de toalha de mesa, almofada, pano de louça, babador, entre outras peças.
Também existe um tecido especial para a técnica de Vagonite, sobre a qual vamos falar mais abaixo. Ele pode ser usado para aplicação em tecidos ou peças prontas, como também para confeccionar toalhas, barrados e até panos de prato.
Neste tecido, a linha não transpassa para o avesso, o bordado é feito apenas "passeando" linha e agulha sobre o tecido e pode ser feito na frente ou no verso.
Apesar de não parecer, aprender bordado é bem fácil. A questão é que precisamos de um pouco mais do que agulha, linha e tecido para fazer essa técnica acontecer com qualidade. Existem detalhes que podem tornar o bordar muito mais bonito e interessante. E você vai conhecer 5 deles nesse post aqui. É só clicar!
Já ouviu falar em Vagonite? O Vagonite é um tipo de bordado muito versátil. Ele pode ser aplicado em locais variados e tem diversas utilidades.
É comum ver o Vagonite em barras de toalha, panos de prato, toalhas de mesa, caminhos de mesa, roupas de cama e até em outros detalhes de peças criadas para decorar a casa.
Os trabalhos criados com esse bordado costumam ser coloridos, apresentar mescla de cores, degradês, e até mesmo padrões xadrezes.
Sabe o que é o mais legal sobre o bordado vagonite? É que além de poder ser feito com linha, ele também pode ser feito com barbante e até mesmo fitas de cetim. Dá até para misturar todos esses materiais e criar uma peça exclusiva.
Em nosso post especial sobre vagonite, você vai descobrir um pouco mais da história dessa técnica, quais são os materiais necessários para começar a trabalhar, algumas dicas e inspirações.
Clique aqui e saiba tudo!
Mais recentemente, o Punch Needle, também conhecido como Ponto Russo ou Bordado Russo, vem ganhando destaque no mundo do artesanato.
Esta técnica, que tem registros desde os tempos antigos no Egito, se espalhou pela Europa durante a Idade Média e também possui uma versão japonesa.
O diferencial desse tipo de bordado é que ele confere um efeito em relevo para a peça sem necessidade de costura. Com a agulha, você insere o fio que será utilizado e, em seguida, ele é aplicado no tecido, criando o desenho desejado.
Assim como os outros bordados, o Punch Needle pode ser aplicado em peças de decoração, como bastidores, tapetes e capas de almofadas.
Contudo, ao contrário do bordado tradicional, para fazer o Punch Needle você vai precisar de um tipo específico de agulha, conhecido no mercado como Agulha Mágica. Na Círculo, trabalhamos com duas opções de agulhas e uma de refil. Conheça aqui!
Ficou curioso para conhecer ainda mais sobre o Punch Needle, técnica em bordado que está bombando na decoração artesanal? Clique aqui e saiba mais!
Agora que você já pôde ver tudo sobre bordado e descobriu como essa técnica é incrível, que tal se inspirar com nossos materiais especialmente desenvolvidos para exaltar a beleza dessa técnica?
Além de muita história e dos melhores produtos para a realização da técnica, chegou a hora de se apaixonar pelos melhores projetos!
Com gráficos gratuitos, os materiais contam com o passo a passo completo para você bordar a sua peça. Além disso, trazem a lista dos materiais que você vai precisar e dicas de como montar o seu projeto final.
São diversos temas para você levar toda a beleza da técnica para o seu dia a dia.
Se você é assinante do app Love Círculo Premium vai ganhar um presentão! Nós lançamos no Dia do Bordado 2024 o E-book Paixão por Bordado, com duas receitas exclusivas.
Descubra a beleza das flores com técnicas de bordado que exploram texturas, luz e sombra! Só para assinantes. Baixe o app agora e confira os planos disponíveis!
Seja na decoração ou na moda, o bordado traz um charme especial. E para inspirar você, selecionamos lindos projetos.
Todas as peças desta seleção fazem parte da seção de receitas do nosso site. Lá você encontra outras receitas incríveis. E o melhor de tudo: o acesso é gratuito! Para conferir, basta clicar sobre as imagens.
Assim como o Kit Amigurumi, o Kit Bordado é uma ótima opção para os artesãos que ainda estão arriscando os primeiros trabalhos ou para aqueles que querem mais praticidade. E tudo isso ao mesmo tempo que oferece um ótimo custo-benefício!
Com ele, você tem em mãos o material para a confecção de um bordado em bastido completo. Inclusive a agulha, os fios, o tecido e até o bastidor. Incrível, não é mesmo?
Para quem não tem familiaridade com o universo das agulhas e linhas, pode ser um pouquinho mais difícil dar o primeiro passo para aprender os pontos básicos para começar a dar vida aos primeiros projetos. Mas nós temos a solução!
No nosso site, você encontra o “Aprenda Aqui”! A seção especial é destinada a quem deseja aprender artesanato do zero.
Na página, você vai encontrar playlists variadas com cerca de cinco videoaulas que duram, em média, 2 minutos e trazem os pontos básicos do bordado e, é claro, de outras técnicas manuais que amamos!
Agora que você já sabe tudo sobre o bordado, chegou a hora de colocar a mão na massa. E nós temos diversos fios, agulhas incríveis, bastidores lindos e muitos outros acessórios para te ajudar a confeccionar lindos trabalhos em bordado.
Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!
Agora que você já sabe tudo sobre a linda técnica do bordado, é só colocar a mão na massa! Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais!
É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!
E aí, ficou inspirado para começar a bordar?
Até a próxima!
Confira dicas incríveis para desenvolver amigurumis cheios de estilo e personalidade!
Leia maisA moda na primavera é única! E para te ajudar a colorir seu guarda-roupa para receber a estação, selecionamos peças especiais para você.
Leia maisEm celebração ao Dia da Indústria Têxtil, queremos retribuir o afeto dos artesãos e compartilhar curiosidades sobre a fábrica dos sonhos
Leia maisUm toque de handmade para sua decoração ficar ainda mais incrível!
Leia mais