EXECUÇÃO
DICAS INICIAIS
Para fazer o Índio você deverá utilizar os moldes disponibilizados em anexo. Se atente as aberturas, montagem, as partes em que os tecidos são cortados de forma dupla, as costuras, enfim, as orientações dadas. O cabelo é um destaque nessa peça, pois foi utilizado uma lã maravilhosa que dá um charme especial. Ao escolher os materiais capriche na sua criatividade.
MODO DE FAZER
Vamos iniciar pelo corpo e braços. Para fazer o corpo e os braços corte dois tecidos algodão cru da Círculo (do mesmo tamanho, se atentando que você desenhará o risco do molde neles, então o ideal seria dois tecidos cortados aproximadamente do tamanho de uma folha sulfite), risque no avesso de um dos tecidos o molde do corpo (1x) e o molde do braço (2x).
Agora junte os tecidos com um alfinete, colocando direito com direito, costurando por toda a volta do risco, observando as aberturas indicadas no molde, ou seja, no corpo deixar a abertura do pescoço, e nos braços fazer a abertura com a tesoura no local indicado (atenção, a abertura nos braços deve ser feita apenas em um tecido e não nos dois, Ao fazer as aberturas indicadas observe o lado que irá fazer, [...]
[...] pois para seu acabamento ficar perfeito ela deverá ficar escondida quando o braço for costurado ao corpo, então antes de cortar verifique que ao ser costurado a abertura ficará escondida e seu braço para frente). Corte a sobra do tecidos em volta das peças, deixando uma sobra de meio centímetro, Desvire as peças, encha e costure as aberturas a mão. Separe as peças e vamos para a próxima parte.
Agora vamos fazer a cabeça. Para fazê-la você cortará um tecido de algodão cru aproximadamente do tamanho de uma folha sulfite, riscará a parte de trás duas vezes (2x) e a parte da frente uma vez (1x). Usando a tesoura irá separar as peças que riscou deixando uma margem, na parte da frente irá fechar as pences conforme indicado no molde, e para fazer a parte de trás irá juntar as duas partes de trás, [...]
[...] direito com direito, costurando apenas no local indicado (pontilhado). Depois irá pegar a parte da frente e a parte de trás, juntar direito com direito, novamente, e costurar por toda a volta, desvirar e encher a peça. Agora é a hora de pegar o corpo e braços para fazer a montagem. Primeiro costure os braços no corpo, fixando-os com botões, para que seu braço tenha um acabamento mais bonito.
Agora encaixe a cabeça no pescoço e faça uma costura (também a mão) bem firme, para que a cabeça não fique solta. Agora é a hora de pintar a sua peça, primeiro risque os desenhos no seu índio com a caneta mágica Círculo, e refaça por cima os desenhos utilizando uma caneta comum de ponta fina preta, assim não terá risco de errar, pois a caneca mágica apaga com o ferro. Usando giz aquarelado faça a pintura do olho.
Para fazer o cabelo pegue a lã persa Círculo e corte fios de 40cm. Para colar use a cola quente, iniciando pelo topo da cabeça, deixando 10cm de fio para franja e 30cm para o cabelo. Use quantos fios achar necessário para preencher a cabelo e fazer um cabelo bonito. Depois de colar, o cabelo estará grande, então faça o corte desejado (nesse comprimento de fio, o cabelo pode ser curto ou longo).
E para finalizar o nosso índio vamos fazer a sua tanga e seu cocar. Vamos precisar fazer seis (6) penas para a tanga, sendo quatro (4) de um tamanho menor e duas (2) um pouco maior, e cinco (5) para o cocar, sendo uma (1) maior e quatro (4) menores. Faça o mesmo procedimento do corpo, deixando as aberturas nos locas indicados, entretanto não vamos colocar enchimento nelas.
Para fazer a montagem você irá cortar uma faixa de 6x25cm para o cocar e uma faixa de 6x28cm para a tanga, irá dobrar, direito com direito, na largura como se fosse um viés, passar a ferro e costurar, depois desvire suas faixas. Centralize as penas, deixando as penas menores no meio (observe que na tanga serão três penas na frente e três atrás), e costure na faixa, e para finalizar centralize a tanga, cole no corpo [...]
com cola quente e finalize virando as pontinhas da faixa e costurando a mão para fechar. Faça a mesma coisa com o cocar. Para auxiliar use alfinetes. O seu Índio está pronto, faça os detalhes finais (aplicação da sianinha com cola quente) e capriche na sua criatividade.
Artesã: Karla Iredes Barbosa