Simples de usar, o círculo cromático sugere combinações harmoniosas e contrastantes de cores para te inspirar e deixar seu trabalho ainda mais bonito
Escolher as cores para dar vida a um projeto feito à mão, seja ele de moda ou decoração, é uma das etapas mais prazerosas da criação de uma peça, mas também pode ser desafiador.
Principalmente porque os fios disponíveis no mercado têm cartelas de cores riquíssimas. Fica até difícil de escolher entre uma e outra. Na hora de confeccionar designers multicoloridos, o desafio de combinar fica ainda maior.
Leia também:
Para te ajudar, hoje vamos falar sobre o círculo cromático. Essa ferramenta supersimples de manusear e interpretar, feita para facilitar a criação de paletas harmônicas e a combinação de cores.
Também chamado de roda de cores, o círculo cromático é, como o próprio nome diz, um círculo composto por faixas de cores e um marcador central. Quando a gente gira esse marcador e aponta ele para a cor principal do nosso projeto, ele sugere uma série de combinações para essa cor, seguindo uma lógica.
Ele é baseado nas cores primárias: vermelho, amarelo e azul. Essas são as cores puras, que não precisam de nenhuma combinação para existir.
O círculo é complementado com as cores derivadas. Elas podem ser secundárias: laranja, verde e roxo ou violeta, que nascem da combinação de duas cores primárias. E terciárias, que são as compostas pela mistura de cores secundárias e variam em diferentes tons: vermelho-alaranjado, laranja-amarelado, amarelo-esverdeado, verde azulado, azul-violeta e vermelho-violeta.
A partir disso, você pode criar várias combinações.
O círculo cromático permite a criação de diversas paletas a partir de uma mesma cor. Basta você apontar o marcador para a cor principal, e depois analisar as combinações que ele sugere.
Leia mais:
Você pode criar quatro tipos de paletas: monocromática, de cores opostas ou complementares, de cores análogas e cores da tríade.
As cores complementares estão posicionadas no sentido oposto à principal no círculo cromático. Elas podem ser usadas quando você busca contrastes em seu projeto. Exemplo: se a cor principal do seu trabalho é laranja, a cor oposta é a azul.
As cores análogas estão lado a lado no círculo cromático. Você vai perceber que elas são variações de uma mesma tonalidade. Elas podem ser usadas quando você busca mais harmonia na composição da sua peça. Seguindo o mesmo exemplo anterior, as cores análogas ao laranja são o vermelho alaranjado e o amarelo alaranjado.
A cores tríade consistem na combinação de três cores equidistantes no círculo cromático, indicadas por dois lados do triângulo. É como se você traçasse um triângulo mental na roda de cores. Com a ponta do triângulo setada para a o laranja, cor principal do projeto que usamos como exemplo, você vai ver que as cores tríade indicadas são violeta e verde. Elas estão localizadas nas outras duas pontas do triângulo.
Criar um projeto monocromático significa explorar diversas variações de um mesmo tom, indo do mais claro até o mais escuro ou vice-versa. Isso significa passear pelas diferentes saturações de uma mesma cor. No caso do exemplo que estamos utilizando, o laranja, é possível explorar desde seu tom mais escuro até o mais claro, formando um degradê na peça.
Gostou das dicas? Selecionamos algumas receitas, disponíveis na seção Receitas de nosso site, para te inspirar. Confira:
A cor do ano de 2024, Peach Fuzz, segundo a Pantone, é um tom pêssego suave e aveludado, que enriquece a mente, o corpo e o coração.
Ele é um tom quente e aconchegante, que destaca nosso desejo de união com os outros e os sentimentos que isso nos traz. Sutilmente sensual, Peach Fuzz é um tom pêssego que traz uma sensação de ternura e comunica uma mensagem de carinho, compartilhamento, comunidade e colaboração.
A própria Pantone sugere uma paleta de combinação harmoniosa de cores para projetos que envolvam a cor do ano, Peach Fuzz. Você pode acessar elas no próprio site da Pantone.
A influência da cor do ano Peach Fuzz transcende diversos setores criativos, deixando sua marca também no universo do artesanato. Com o compromisso de trazer as mais recentes tendências do mundo criativo até você, não poderíamos deixar de participar desse momento.
Confira com o seu armarinho ou loja on-line preferida se eles já possuem a nova cor. Estamos ansiosos para conferir todas as peças que serão confeccionadas com o Peach Fuzz!
Com o propósito de inspirar sua criatividade através da cor do ano de 2024, apresentamos o E-book Peach Fuzz, com três receitas que incorporam essa tonalidade única ao universo do artesanato. O e-book inclui uma receita para vestuário, outra para decoração e uma terceira para amigurumi.
Clique na imagem e baixe o seu material gratuitamente!
Está inspirado pelas possibilidades de combinação de cores e não vê a hora de colocar elas em prática em projetos de handmade? Nós temos os materiais certos para isso!
Além de diversas opções de fios e linhas, temos também os melhores acessórios para deixar seus projetos ainda mais bonitos!
Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil.
Agora que você já está cheia de ideias, reúna os materiais necessários e comece a reproduzir!
Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais! Você só precisa publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo.
O desenho mais engraçado, agora está no handmade, conheça os novos Kits Amigurumi Boris e Rufus!
Leia maisSão seis modelos encantadores para celebrar todo o amor e carinho que sentimos pelos nossos pets. Confira e encante-se!
Leia maisSabemos que o universo handmade é cheio de possibilidades! Por isso, pedimos dicas do Time de Artesãos Círculo para você. Aproveite!
Leia maisIdeal para produções de acessórios de moda e decoração em crochê, tricô e macramê, a versatilidade do Fio Náutico impressiona!
Leia mais