Técnicas práticas para unir fios e deixar seu tricô impecável.
Trocar o fio no meio do trabalho é inevitável: um novelo acaba, você muda de cor, precisa corrigir uma parte… E aí vem a dúvida: como fazer a emenda sem deixar aquele nó grande e feio aparecendo no avesso? Hoje eu vou te explicar e te ajudar com algumas técnicas para unir os fios, e deixar essa emenda imperceptível e resistente, principalmente quando trabalhamos com fios macios como Amiga, Charme, Barroco ou Mollet da Círculo. Basta ter atenção aos fios e sua composição na hora de escolher a melhor emenda.
Emenda Russa: ideal para fios mais grossos e com pouca elasticidade como Barroco Maxcolor, Amigurumi Soft (fios de algodão no geral eu uso muito essa emenda) e também para unir fios grossos pois outras emendas podem gerar um nó (como uma bolinha) que é perceptível tocando a trama e muitas vezes até esteticamente.
Como funciona: com uma agulha de tapeçaria (eu opto por aquelas com uma pontinha levemente afiada) a própria fibra do fio se entrelaça por dentro de uma agulha de tapeçaria, criando uma junção contínua. É como costurar os fios.
Prós:
Contras:
Não indico para fios de cores diferentes.

Emenda Feltrada: indicada para fios com lã na composição como Lã Seda. Também funciona para fios mais fofinhos que você pode distorcer e ver as perninhas de fios que compõem o fio do novelo, eu uso para Mollet, Urbano, Classic Pull e Magic Pull.
Como funciona: vamos distorcer partes dos fios, cortar as fibras na diagonal e depois torcer novamente os fios para que estes voltem a se entrelaçar e assim teremos novamente o formato do fio. É praticamente invisível mas requer prática para que você torça e friccione os fios com as mãos de forma que a união seja estável e regular.
Prós:
Contras:

Emenda com Nó Invisível: eu adoro esta emenda para fios de algodão ou acrílico que sejam finos demais para as outras emendas - como Amigurumi, Mais Bebê, Anne e Prisma. Quanto mais fino o fio, mais discreto fica o nó que faremos para unir as duas partes dos fios.
Como funciona: vamos posicionar os fios em direções opostas e fazer um nó trazendo cada um dos fios para uma direção diferente, em seguida puxar as pontas para que um pequeno nó se forme e possamos cortar as sobras de fios. O nó gerado é firme e seguro.
Prós:
Contras:

A emenda perfeita não aparece, não cria volume e dá segurança para a peça durar por anos. O segredo está em escolher a técnica certa para cada fio, testar em uma amostra e não ter medo de praticar! Quanto mais você tricota, mais fácil fica identificar a melhor opção. Agora que você sabe tudo sobre emendas, é só aplicar no seu próximo trabalho e não esqueça de me marcar com @blogbyday e também de usar hashtag #semprecirculo para que a gente possa ver e acompanhar seus trabalhos nas redes sociais. Compartilhe também esse post com seus amigos que precisam saber dessa forma de unir fios.
Um abraço e até a próxima!
12 opções que encantam com cores e texturas diferentes de tudo o que você já viu!
Leia maisExercícios de alongamentos para as mãos são muito importantes para quem trabalha com artesanato, sabia? Confira a entrevista com a nossa médica do trabalho e descubra como se cuidar!
Leia maisDescubra ideias simples e encantadoras para usar seus fios e agulhas com leveza e criatividade, mesmo com pouco tempo disponível.
Leia maisDescubra tudo sobre a arte de tricotar com a agulha de crochê!
Leia mais